desistalação e

remanejamento

Antes de fazer a mudança do seu sistema de refrigeração, o técnico avaliará a situação dos seus equipamentos e pensará na melhor forma de desmontá-los para não causar danos nas peças. Como resultado, evita amassados no motor, que podem comprometer o desempenho do mesmo, como também, reduz custos com estruturas, consertos e outras coisas desnecessárias.

repairman-uniform-installing-outside-uni

A desinstalação e/ou remanejamento do seu ar condicionado precisa ser feito por uma equipe especializada. Por mais simples que pareça, ambos os procedimentos exigem técnicas específicas. A maior parte dos aparelhos utilizam Gás-R22, o mesmo do botijão de gás. No ar, dependendo do grau de exposição, pode causar problemas para a saúde (congelamento dos lábios e da boca, náusea, desorientação, dor de cabeça, etc) e poluir o meio ambiente.


Por causa disso, os profissionais capacitados para o serviço são habilitados pelo IBAMA e treinados para agir da melhor forma, sempre com o objetivo de reduzir riscos. A desinstalação e remanejamento não é apenas um procedimento de troca de local. Para garantir bons resultados, é preciso de uma avaliação e uma higienização de todos os componentes.

Como funciona o processo

Cada modelo de equipamento exige um tipo de desinstalação. Para o ar condicionado de janela, por exemplo, o processo de desparafusamento é o primeiro passo, seguido da forma correta de manusear o equipamento para a sua remoção. Devido a forma com que foi instalado, é preciso comprar materiais de construção para preencher o espaço vazio.

 

Já o ar condicionado split, modelo mais comum, a desinstalação é complexa. Isso porque o equipamento possui tubulação interna (evaporadora) e externa (condensadora). Dentro delas, fica o Gás R-22, que falamos anteriormente. Portanto, é preciso um cuidado a mais. Além disso, para evitar gastos necessários com estrutura ou peças danificadas, a remoção correta dos componentes é fundamental.

 

Novamente, enfatizamos: para ter bons resultados, é necessário o auxílio de um profissional para reduzir riscos. Em ambos os casos, torna-se fundamental a limpeza profunda, higienizando desde o filtro até as partes externas para proteger o seu equipamento.